1) A queda do homem e o pecado: Deus criou o homem perfeito, mas a desobediência de Adão e Eva fizeram o pecado entrar na raça humana e o homem passou a ser dominado pelas suas emoções e influenciado por Satanás. Ver Gênesis 3. Isso fez com que a raça humana começasse a se destruir através da violência e da imoralidade. Ler 1 Coríntios 6:10 e Apocalipse 21:8.
Essa natureza pecaminosa continuou a se propagar e Deus de tempos em tempos levantava profetas para trazer a raça humana para o caminho certo, mas na maioria das vezes a raça humana não aceitava, caía em rebeldia e perecia por causa do pecado. Ler Romanos 6:20.
Para “pagar” a culpa pelos pecados cometidos pelo homem, Deus instituiu sacrifícios de animais. O sangue dos animais era símbolo da remissão do homem. Aquele que pecava e desejava se redimir diante de Deus cumpria rituais. Mas esse sistema, chamado de Antigo Pacto ou Antigo Testamento era provisório, porque Deus estava preparando um novo concerto, um novo pacto, um sacrifício que seria único e definitivo: a morte de Jesus na cruz.
2- A salvação: Apesar do estado degradante em que se encontrava o homem, Deus (Yaveh em hebraico ou Jeová em português) expressou o seu amor pela raça humana quando enviou seu filho unigênito para “pagar” pela culpa dos pecados do homem, que os afastavam de Deus. O pecado faz separação entre Deus e o homem (Isaías 59:1). A morte de Jesus, o seu sangue precioso e puro inaugurou o novo pacto ou novo testamento, que nos permite entrar na presença de Deus sem pecado.
Jesus viveu como homem, em tudo foi tentado, mas não pecou, venceu o pecado e por isso, nos resgatou das maldições que o pecado trazia: doenças, depressão, problemas emocionais, destruição da família, falsas religiões e outras. Desgraças provocadas por Satanás. A pessoa que recebe Jesus por salvador e Senhor não pode mais ser tocada por Satanás, porque o sangue de Cristo a protege. Na cruz Jesus levou as doenças do corpo e da alma (Isaías 53). Ele sofreu para que o nosso sofrimento cessasse. Todas as maldiçoes vão sendo quebradas quando entregamos nossa vida à Cristo. Quando pecamos, podemos pedir perdão em nome de Jesus e somos perdoados.
A morte de Jesus também nos garantiu a salvação eterna. Estávamos condenados ao inferno vivendo no pecado, mas a santificação que temos na nossa vida através de Cristo nos garante salvação. E esta salvação só é possível através do sangue de Jesus. Só chegamos na presença de Deus através de Jesus. (João 14:6) Nenhuma atitude nossa nos faz merecedor desta salvação – Efésios 2:8-9.
3- O Espírito Santo e a Nova Vida: quando aceitamos a Cristo, recebemos o Espírito Santo, que é a presença de Jesus conosco. Ler João 14. O Espírito Santo é o nosso consolador, amigo, intercessor. O Espírito Santo nos reveste de força para vencer o pecado, para vencer as tentações e para buscar a santificação. Em 1 Coríntios 12, a Bíblia mostra os dons que o Espírito Santo pode ministrar aos crentes. São dons para servir ao Senhor. Devemos então, buscar o Espírito Santo. Quando aceitamos a Cristo passamos a desfrutar de promessas preciosas, descritas em Marcos 16:15 - em nome de Jesus podemos curar e libertar.
4- A volta de Jesus: em João 14, Jesus diz que voltaria para buscar os seus seguidores para viver no céu com ele. Ele disse que prepararia um lugar especial para seus amados viverem na eternidade. Quem Jesus vem buscar? Jesus vem buscar o cristão consagrado, que busca vencer o pecado e ter uma vida santa. Quando Jesus vem? O próprio Jesus diz que ele pode voltar a qualquer momento (Mateus 24:1-14). Precisamos estar atentos e apercebidos.
TRT 5ª REGIÃO (BA) - REGIMENTO INTERNO ESQUEMATIZADO
-
Olá, seja bem-vinda! Seja bem-vindo!
Está procurando legislação gratuita e sem complicação? Então, encontrou!
Regimento Interno TRT5 - Aula 1 - Orga...
Há 2 anos